quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fundação Da Cooperativa Escolar Bom Pastor - Cooebompa



Os alunos da Escola Bom Pastor fundaram na manhã do dia 18 de novembro, a primeira cooperativa escolar de Nova Petrópolis. Foi um evento ímpar na vida da escola e da comunidade. Além da forte presença dos sócios fundadores, os alunos foram prestigiados por seus professores, por uma comitiva de autoridades do cooperativismo regional (Casa Cooperativa e Sicredi Pioneira), do poder público municipal (Câmara de Vereadores e Poder Executivo de Nova Petrópolis), pessoal da imprensa (Jornal O Diário), pela mensagem eletrônica da professora Lilia do Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior de Sunchales (Argentina), pela direção e equipes pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Escola Técnica Bom Pastor.



A criação da Cooperativa Escolar é fruto da irmandade entre a Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil, Nova Petrópolis, e Sunchales, a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. Entre os objetivos da cooperativa escolar (COOEBOMPA) estão a educação e a promoção da doutrina e cultura cooperativista, firmamento de convênios e possibilidade de receber doações, estímulo a solidariedade e autogestão e defesa econômica de seus sócios. Em síntese, a idéia é construir na Escola Bom Pastor um grande laboratório de aprendizagem do Cooperativismo, a exemplo dos pioneiros do cooperativismo de Rochdale (Inglaterra) e das belas experiências vividas pelos estudantes do município de Sunchales (Argentina). 


A Escola Bom Pastor pretende, ao incentivar a prática cooperativa, desenvolver nos alunos associados uma compreensão adequada do papel das cooperativas e do significado das sobras de suas operações mercantis. Outra razão é a valorização do ser humano como o maior capital de uma cooperativa e de uma escola.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário